Os shoppings são edificações peculiares, com especificidades envolvidas tanto na construção quanto na manutenção do edifício e de seus sistemas complementares. As equipes envolvidas nas etapas de projeto, construção, instalação de sistemas e, posteriormente, na gestão desses facilities, devem levar em conta uma série de fatores, como a confiabilidade e segurança das operações, eficiência energética, conforto dos ocupantes, entre outros. Os fatores de atenção são ainda mais acentuados do que em outros casos, uma vez que a operação de qualidade é um dos fatores-chave para o sucesso do empreendimento.

Com o ar condicionado, não é diferente: o conforto térmico dos clientes é um dos fatores relevantes para o bom funcionamento e sucesso de um shopping. Inclusive, é certo que todos nós, em algum momento de nossas vidas, decidimos ir ao shopping em um dia de calor ou frio intenso, buscando maior conforto em temperatura.

Existem inúmeras possibilidades de sistemas de ar condicionado para shoppings. Do ponto de vista da climatização, shoppings de grande porte costumam adotar sistemas centrais de ar condicionado, sendo comum a adoção de soluções mistas de climatização (com o uso de mais de um tipo de equipamento, como chiller e VRF). Porém, é importante destacar que cada projeto de HVAC para essas edificações deve considerar as especificidades e características de cada caso, sendo necessário conciliar qualidade com altos níveis de eficiência energética, uma vez que são sistemas que podem operar de forma constante, em média, 12 horas por dia.

Além disso, existem diferentes acordos entre lojistas e os administradores dos shoppings, que podem impactar o tipo de solução de climatização dentro das lojas. Por exemplo, na maioria dos shoppings, as áreas de mall (uso comum) e lojas são tratadas como espaços distintos, com soluções de climatização muitas vezes diferentes. Em alguns shoppings, o lojista deve utilizar o sistema central disponível, adaptando-o para sua loja, enquanto em outros, o lojista pode instalar um sistema independente em função das necessidades e características de seu ambiente.

Recentemente, também passou-se a atentar mais para a qualidade do ar interior (QAI), um fator de atenção tanto para gestores, lojistas quanto para clientes, visando a segurança e saúde de todos os ocupantes. Por serem espaços fechados e sem renovação de ar natural, a renovação de ar mecânica adequada é extremamente importante, com o uso de filtros de ar de alto grau de filtragem, tomadas de ar externo (quando possível), uso de caixas de ventilação, entre outros.

Dentro desse contexto, é fundamental que o shopping disponha de um caderno de normas técnicas da edificação completo e atualizado, que sirva de referência e orientação para reformas e manutenções dos sistemas. Além disso, a parceria com empresas mantenedoras especializadas em HVAC, com profissionais devidamente capacitados, é crucial para o funcionamento adequado dos sistemas de ar condicionado, sendo necessário estabelecer um calendário contínuo de manutenções preventivas, o que contribui para a confiabilidade, segurança e eficiência energética das operações.

A SMACNA Brasil é uma associação que reúne empresas de engenharia de climatização, muitas delas com vasta experiência no atendimento a shoppings e lojistas.