Ampliação de unidade do Marista é marcada por seriedade e excelência da obra





Fundado em 2007, o Marista Ipanema integra a Rede Marista (USBEE-União Sul Brasileira de Educação e Ensino-Centro Marista Irmão Donato), hoje presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco cidades da Região Amazônica e em Brasília. O colégio  está instalado no bairro Ipanema, em Porto Alegre (RS), em uma área privilegiada. O local oferece infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, com mais de 18 mil m² e uma extensa área verde. Atualmente, possui mais de 1.200 estudantes e conta com o trabalho de cerca de 170 educadores.

Recentemente, a instituição passa por ampliação em uma área bruta de 24.605,00 m². O projeto teve seu desenvolvimento iniciado no ano de 2016 e finalizado em 2018. A execução do empreendimento teve início em 2019 e tem previsão para conclusão em setembro de 2021.

Além de oferecer uma infraestrutura planejada ao proporcionar uma experiência única aos estudantes e famílias, a expansão do Marista Ipanema resulta em um impacto para a zona Sul da capital gaúcha. “A ideia é que com a entrega, o colégio possa se integrar cada vez mais com a comunidade, tornando-o um verdadeiro polo cultural e educacional na região”,  afirma a diretora do colégio, Simone Englher Hahn. 

De acordo com a dirigente educacional, os principais resultados da parceria do colégio com os participantes da obra são: planejamento orçamentário, execução da obra com operação paralela ao colégio. “Iniciamos e finalizaremos a ampliação sem interromper as atividades letivas em função disso. Avalio que foi uma atuação de forma assertiva nas etapas de execução e na segurança de todos os envolvidos. Garantia de qualidade e segurança na entrega do projeto”, acrescenta.

Já em relação à segunda fase da obra de ampliação, Simone ressalta mais uma vez ao dizer que a operação do colégio não foi interrompida em nenhum momento. “O cuidado em se isolar e manter todas as atividades da obra em paralelo com as atividades letivas foi predominante para o bom prosseguimento, tanto do planejamento da ampliação, quanto da operação da instituição.”

Dentre os procedimentos executados nesta segunda fase de ampliação foram as obras dos prédios F e G, com salas de aula, restaurante, ginásio, laboratórios e espaços de convivência. Os espaços estão em fase final de conclusão.

O Marista Ipanema se localiza em uma área residencial onde cuidados com barulho, logística de materiais e poeira comuns as obras devem ser bem estudados e planejados. Soma-se a isso a operação do colégio durante todo o período, sendo necessário implantar barreiras físicas para proteção dos alunos e acessos e horários diferenciados conforme o ano letivo. “Desde o ano passado tivemos ainda que nos adaptar às restrições e procedimentos advindos da pandemia de Covid-19, bem como de seus impactos na cadeia de fornecimento”, afirma Volker Schmidt, diretor vice-presidente da Tedesco, empresa responsável pela obra de ampliação.

Para se minimizar o barulho e a poeira, bem como o efetivo necessário dentro do colégio em operação, a equipe de obras optou-se pela execução de toda a estrutura em concreto pré moldado. Outro ponto importante foi o planejamento e a logística, para se adequar o andamento da obra com os horários do colégio, férias e posteriormente com as restrições devido à pandemia.

No que tange à redução de custos desta obra, Schmidt menciona que a engenharia de valor pode ser citada como o fundamento principal, onde são avaliados os custos não somente da construção, mas principalmente da operação do edifício, identificando-se pontos de melhoria em todas as áreas do empreendimento. “Para esse trabalho é fundamental um trabalho conjunto entre o cliente, a gerenciadora, os projetistas e a construtora. A ampliação de escolas sempre gera um impacto positivo em um país onde a educação não parece ser o foco das políticas dos governos. Já por isso a iniciativa do Colégio Marista em renovar e ampliar em muito a capacidade  do Colégio Marista Ipanema é muito bem vinda, soma-se a isso a própria localização em uma área da cidade, zona sul, onde a necessidade de colégios se faz mais premente”, detalha.


ALÉM DAS BARREIRAS

Os desafios de um empreendimento deste porte com o colégio em operação e ainda com as restrições impostas pela pandemia são enormes, mas, com os sistemas de gestão do Grupo HTB o qual a Construtora Tedesco faz parte, juntamente com o trabalho realizado por todos, colégio, gerenciadora e construtora, os prazos estão sendo cumpridos a risca, sendo a primeira parte do empreendimento entregue em fevereiro de 2020 e a conclusão total do projeto até setembro deste ano, entremeados de liberações parciais de áreas prioritárias solicitadas pelo colégio.
“O espírito de parceria que a Construtora Tedesco procura em seus projetos se faz bastante presente, onde todo o trabalho proposto é discutido entre Colégio, Gerenciadora e Construtora de forma aberta e transparente, gerando benefícios para o projeto.”