Projeto preza pela excelência em obra de rede atacadista no Paraná




  A Cidade de Maringá (PR) recebeu um novo completo supermercadista, desenvolvido pela A.Yoshii Engenharia. O supermercado Cidade Canção, oriunda da parceria com a Empreendimentos Santa Márcia e a Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), contempla um dos maiores grupos, com faturamento bastante expressivo no setor no Brasil.

         Para tirar o máximo de partido do entorno, a implantação no terreno ocupa uma área de quase 8 mil metros quadrados. A edificação igualmente conta com o sistema de telha zipada, que são fixadas por meio de encaixes, anulando a necessidade de perfurações e indicadas para obras que demandam altos níveis de estanqueidade, o que facilita a implantação do projeto, uma vez que permitiu o aproveitamento total.

Outro ponto a ser observado é o alinhamento do projeto, com soluções e adequações, sobretudo ao seguir padrões construtivos sempre mediante a lógica de utilização.  “Há um reaproveitamento de água pluvial no prédio pronto para utilização da limpeza dos espaços e foi feita uma revitalização na mobilidade urbana no entorno do supermercado. Ainda, fizemos a substituição e instalação de novas sinalizações de trânsito, execução da faixa de pedestres elevada e fornecimento de dois pontos de ônibus nos novos modelos da Prefeitura de Maringá”, afirma o responsável pela obra, Matheus Moraes Gil.

Programa estrutural 

     A edificação se adapta ao empreendimento à proposta conceitual construtiva, favorecendo a integração ao entorno, para tanto, a conjuntura original dá lugar ao estilo contemporâneo que reflete o espaço arquitetônico.

      Assim, a escolha de determinados elementos significa a perfeita composição para atender à linha pré-estabelecida, as premissas necessárias, alinhadas à tecnologia, estabelecendo total integração nos resultados positivos. 

          “O sistema construtivo da obra em pré-moldado e a estrutura metálica possibilitaram uma grande redução nos desperdícios de materiais em obra, bem como um ganho em prazo de execução. Também para a cobertura metálica, foi utilizado um sistema com telha do tipo Zipada, a qual não utiliza parafusos no seu processo de fixação. Tal medida otimiza muito o prazo de execução e reduz significativamente os gastos futuros com manutenção”, afirma Pedro Mota, engenheiro da A.Yoshii, responsável pelo projeto.

 Nesse sentido, observa-se a perfeita simetria, ao resultar na solução da integração, necessidades funcionais e técnicas, inseridas no projeto. Motta afirma ainda que "o estudo de viabilidade realizado para a implantação do supermercado foi intensamente analisado visando impulsionar o crescimento da região em que está localizado. O local se trata de um loteamento em crescimento, que com a instalação de um grande supermercado com uma marca renomada na cidade tem tudo para se expandir rapidamente", explica o engenheiro.  Portanto, a arquitetura desse espaço é fortemente condicionada pelo método construtivo. "Outro desafio foi a escolha do terreno, que está estrategicamente localizado no encontro entre duas grandes avenidas do bairro. A topografia do terreno foi um desafio na execução, porém bem resolvido pela arquitetura, proporcionando uma obra bem localizada e marcante na região”, complementa Motta.

Conceito A

      O processo construtivo conseguiu um modo de otimizar ao máximo todas as soluções, permitindo um alto padrão em excelência para o mercado corporativo. Pedro Mota explica que, “A A.Yoshii Engenharia busca continuamente atender os clientes do mercado corporativo, oferecendo o melhor em qualidade, prazo, segurança e comprometimento com o projeto do cliente, oferecendo a melhor solução na execução das obras deste segmento. Também todo um suporte técnico e desenvolvimento de soluções que tornam o negócio mais viável para o cliente”.

         Além disso, o principal conceito implantado nesta obra é a criação de uma plataforma sustentável, que visa a economia, “este projeto está contemplado com reaproveitamento de águas pluviais, com um armazenamento de 20 mil litros para utilização na limpeza geral do supermercado. Toda a iluminação instalada será em led reduzindo o consumo de energia."

         Em complemento, Motta salienta que “a cobertura da edificação já está preparada para receber futuramente a implantação de placas fotovoltaicas para energia solar. Também durante a obra todos os resíduos foram separados e destinados aos locais corretos de recebimento. "Por meio de uma empresa especializada, todos os cuidados ecológicos foram devidamente implantados durante a execução", conta o engenheiro Pedro Mota. Ainda “O supermercado Cidade Canção também possui sistema de self checkouts, onde os próprios clientes podem efetuar os pagamentos das compras, sendo um sistema de venda autônomo”.