QUALIDADE VEGETATIVA 




Um dos componentes que proporcionou um novo aspecto para a obra do Parque Shopping Bahia é o projeto de paisagismo.  Entre os diferenciais deste serviço estão os aspectos estéticos:  com a implantação do jardim vertical, das árvores de porte externas e internas; e os aspectos técnicos: com a preparação de um solo muito argiloso e de pouco nutriente no menor custo possível, em uma área de grande extensão, mas sem comprometer em nenhuma hipótese o desenvolvimento das vegetações.


Todo esse cuidado com cada detalhe no processo de implantação dos elementos verdes na edificação foi conduzido pela equipe de profissionais da Vertical Garden. Ao longo do processo construtivo, a empresa partiu do princípio que  a sustentabilidade já não é mais diferencial e sim, obrigação.

 “Observamos que cada vez mais a sustentabilidade é fundamental aos fundos de investimentos imobiliários, que são valorizados por sua governança,  incentivo social e sustentável. E isso vem se disseminando para todos os públicos, níveis, mercados e consumidores”, reforça o diretor executivo da Vertical Garden, Bruno Watanabe.


Nesse sentido, vale frisar ainda que neste case houve uma gestão de um mix estratégico, desenvolvido com insumos provenientes tanto de grandes produtores que trabalham com escala industrial, quanto de pequenos produtores familiares. “Assim, combinamos vegetações naturais e artificiais recicladas, chegando às soluções diferenciadas e resultados surpreendentes para cada cliente, como neste projeto tão especial para o Parque Shopping Bahia”, lembra Watanabe.


Segundo o profissional, neste projeto, como geralmente acontece em cases para grandes empreendimentos, a Vertical Garden atua com diversos profissionais e parceiros durante a implantação do paisagismo. O diretor conta que grande parte da tomada de decisão na fase de conceituação foi realizada por outro escritório de paisagismo junto a arquitetos. 

Nessa sequência, o projeto passou para a gerenciadora da obra, a OCC e foi nesta fase que a Vertical Garden iniciou a sua atuação, realizando os ajustes necessários para atender às expectativas estéticas do conceito, bem como gerir o budget destinado pelo investidor. “Assim, nosso escritório realizou uma compatibilização das etapas e um trabalho de gestão para que tudo fluísse bem e os resultados foram bastante positivos, graças à  sinergia da equipe. Podemos dizer que para essa obra do Parque Shopping Bahia, o trabalho em equipe entre nossos profissionais, conceituação e gerenciadora foi fantástico”, avalia Watanabe.